26 de outubro de 2007

A Vida dos Outros

O espião que me amava

Das Leben der Anderen, Dir. Florian Henckel von Donnersmarck, Alemanha, 2006, 137min


Começo nesse pitaco a analisar alguns dos filmes da 31ª Mostra de Cinema de SP.

Vencedor do Oscar de 2007 na categoria Filme Estrangeiro, tendo desbancado o favorito Labirinto da Fauno, na opinião deste pitaqueiro, com todos os méritos, A vida dos Outros trata de um espião que recebe por missão ouvir tudo que se passa na casa de um diretor teatral, durante os últimos anos do regime socialista, na Alemanha Oriental.

O motivo da espionagem, oficialmente, e a suspeita de que o diretor, aclamado tanto no mundo comunista quanto no Ocidente, possa ser um traidor do regime. Mas, por trás da oficialidade, esconde-se os interesses pessoais e mesquinhos. O diretor namora a mais importante atriz de teatro da Alemanha Oriental, por quem o Ministro responsável pelo departamento de espionagem tem uma queda. Querendo afastar seu concorrente do caminho, ele cuida de vasculhar sua vida para descobrir qualquer brecha que permita prendê-lo. A criação de tal personagem é excelente, sendo um dos seres mais repugnantes já vistos no cinema, fazendo de Darth Vader um cidadão simpático se a ele comparado.

No entanto, o oficial incumbindo do comando da missão, condecorado e extremamente respeitado por sua qualidade em investigar os inimigos do regime, percebe que o diretor, apesar de ter seus contatos ilegais no ocidente, não é um sujeito que mereça ser tratado como inimigo do estado, e afeiçoa-se pelo diretor e pela atriz, sendo esse o eixo condutor do filme.

Direção competente, boas atuações e um roteiro eficiente garantem um ótimo filme. Além disso, é um excelente retrato dos últimos anos do regime socialista, servindo como reflexão sobre tal regime autoritário.

Nota: 9

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco