10 de fevereiro de 2014

O Lobo de Wall Street

Malandro é malandro, mané é mané


The Wolf of Wall Street, Dir: Martin Scorsese, EUA, 2013, 180 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0993846/



Imagine o que um bando de vagabundos iria fazer se ganhasse muito dinheiro. É isso que você imaginou que é retratado em O Lobo de Wall Street, uma sucessão imensa de exageros, com diversões adolescentes, drogas, sexo e palavrões.

Baseado na história real de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor da bolsa que percebe que pode ganhar muito dinheiro vendendo ações de companhias minúsculas para gente da classe trabalhadora que acredita na ilusão de que irá ganhar milhões. E com isso ele consegue taxas de corretagem de 50%, enquanto que corretores de ações convencionais ganham muito pouco, cerca de 1%. Para isso ele monta um time com experiência em vendas, só que todos envolvidos com drogas, crimes e picaretagem. Em suma, pequenos mafiosos que vão encontrar um novo nicho no mercado acionário.

Fazia tempos que eu não ria tanto em um filme. Os exageros são hilários, e bem politicamente incorretos, como o arremesso de anões em alvos e o machismo que se faz presente em todo o filme. E coisas absurdas, como os corretores pensando na contratação de anões, e discutindo seriamente que não se pode olhar nos olhos dos baixinhos. Mas nenhuma cena se compara a passagem em que Popeye está passando na TV. Não vou contar pra não estragar a diversão de quem ainda quer ver.

DiCaprio tem em suas mãos um personagem megalomaníaco, que vive tudo com a máxima intensidade. E não decepciona, tem que fazer de tudo um pouco, alguns ataques histéricos, crises de overdose, momentos de convencer trouxas, arroubos de violência e até alguns momentos de seriedade. Não só por esse filme, mas pelo conjunto da obra, acho que ele já merece um Oscar, pois desde Titanic ele sempre está bem em seus papéis.

E no fim, fica aquela sensação de que um estelionatário engana aos outros porque sempre tem algum bobo de boca aberta pronto pra acreditar em qualquer coisa.

Nota: 8

4 comentários :

  1. Boa crítica, mas eu fiquei com a sensação de que o Mercado (e o mercado de capitais) só sobrevive porque estamos sempre de boca aberta acreditando no que eles dizem. Abraço, Cris!

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito do filme, apesar de ter achado um pouco longo, cansativo. Uma das cenas que mais dei risada foi quando ele pega o carro e acha que tudo foi perfeito - Só que não!

    ResponderExcluir
  3. Luís, a cena final é a exemplificação disso. O capitalismo é movido pela ambição e pelo valor inexistente atribuído aos bens.

    Cristina, concordo que o pessoal tem exagerado na duração de filmes. Adorei o Lobo mas podia tirar meia hora fácil sem comprometer a história. Essa cena do carro é muito boa também, e na mesma sequência do Popeye!

    Obrigado pelos comentários. Eles motivam esse pitaqueiro a seguir com seus pitacos. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do filme, mas concordo com a Cristina: eles poderiam ter exagerado menos em determinadas cenas... acabou ficando um tanto quanto repetitivo. Beijos

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco