3 de outubro de 2017

Os Suspeitos

Justiça?

Prisoners, Dir: Denis Villeneuve, EUA, 2013, 2h33min
IMDB                 Trailer 


Para salvar um filho, vale tudo? E se valer, vai funcionar? 

Após Sicario, O Homem Duplicado, A Chegada e Incêndios concluo a análise da filmografia mais conhecida (ficaram de fora curtas e filmes independentes bem pouco divulgados) de Denis Villeneuve com sua primeira produção hollywoodiana, Os Suspeitos, na preparação para a estréia nesta semana da continuação de um dos maiores cults dos anos 80, Blade Runner 2049

Na trama, duas meninas vizinhas desaparecem misteriosamente no Dia de Ação de Graças quando dão uma rápida saída de casa. Seus pais começam a busca, e um deles, achando que a polícia fica presa demais a normas processuais e não pressiona suficientemente o principal suspeito, decide resolver as coisas a seu modo. Assim, o filme funciona como uma discussão do conceito de justiça, direitos humanos e eficácia dos métodos.

Como sempre ocorre no cinema de Villeneuve, não se pode dar muitos detalhes do que ocorrerá, pois o mistério é sua argamassa.

Tudo no filme é muito ordinário, não no sentido atribuído pelo Cumpadi Washington, mas no sentido de dentro do comum. É uma história de pessoas comuns defrontadas com um grande e inusitado desafio, que pode acontecer em qualquer lugar. O roteiro capricha em tornar única uma história de gente como a gente.

Mais uma vez, Villeneuve dá aula de como manter a tensão e o mistério ao longo de todo um filme, dando pequenas indicações para o espectador montar o enigma final. 

A fotografia de Roger Deakins é fantástica. Ele tira leite de pedra em meio a esse ambiente ordinário, pois não há locações ou cenários deslumbrantes. O que se destaca são seus enquadramentos pouco convencionais, muito criativos, comprovando a máxima de que um bom fotógrafo faz fotos boas até mesmo dentro de seu banheiro. Suas credenciais são as melhores possíveis. Ele recebeu 13 indicações ao Oscar, nos últimos 22 anos e não levou nenhuma, o que pode mudar com Blade Runner 2049.

A dupla de protagonistas Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal vai muito bem, como homens rudes mas corretos. Nisso o personagem de Jackman traz ecos de Wolverine. Destaque também para Melissa Leo e o sempre competente Paul Dano dando vida a mais um personagem exótico.

Os Suspeitos, fechando a análise da cinematografia mais conhecida de Villeneuve, comprova que o diretor só fez filmes bons. Razão pela qual se deve dar muita atenção a tudo que ele faz.

Nota: 8


P.S: Em breve, sai o pitaco de Blade Runner 2049.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco