15 de dezembro de 2015

Star Wars, A Trilogia Clássica

Recapitulando




A poucas horas do lançamento do novo Star Wars: O Despertar da Força, seguem os pitacos para a trilogia clássica.

Episódio IV - Uma Nova Esperança

Filme que revolucionou o cinema e ajudou a desenvolver o conceito da indústria do blockbuster, Uma Nova Esperança (mais conhecido somente como Star Wars, ou antigamente Guerra nas Estrelas) apresenta temas mitológicos clássicos, em especial a jornada do herói. Uma Nova Esperança surpreende desde o início, com os dizeres de que uma estória futurista ocorreu há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, seguida pela espetacular música tema de John Williams e os caracteres amarelos que sobrem em diagonal até se perder na imensidão. E na sequência surge a clássica tomada do destróier estelar perseguindo a nava da Princesa Leia, filmado em um ângulo em que a nave parece colossal.

A estória tem uma clara inspiração em contos de fada, em que um jovem simples, Luke Skywalker (Mark Hamill) tem que resgatar uma princesa, Leia (Carrie Fisher) das garras de um poderoso vilão, Darth Vader (David Prowse, com voz de James Earl Jones), ensinado por um sábio mestre, Obi Wan Kenobi (Alec Guiness, um dos maiores atores do cinema à época) e com a ajuda de um cínico anti-herói imoral, Han Solo (Harrison Ford) e seu ajudante o peludo Chewbacca (Peter Mayhew) e em companhia de 2 androides que assistem a tudo de perto, o simpático R2-D2 (Kenny Baker) e o resmungão C-3PO (Anthony Daniels). No final, o jovem cumpre toda a tarefa, só não vence o vilão principal, que escapa do ataque final e voltará muito mais forte na sequência.

Aqui são apresentados boa parte dos elementos de Star Wars: a luta entre o bem e o mal, representada pela Aliança Rebelde e pelo Império, a existência de uma velha ordem de cavaleiros, os Jedi, que utilizavam a Força para cumprir sua missão de manter a paz e a ordem na Velha República, e para isso usavam seus icônicos sabres de luz. Star Wars nunca se preocupou com realismo científico, sendo que o maior exemplo é o som no espaço. Mas, vamos ser sinceros, as batalhas entre caças espaciais não seriam tão divertidas sem o som dos tiros e explosões.

No campo dos efeitos visuais e sonoros Star Wars foi absolutamente revolucionário. Muitas das coisas lá presentes nunca haviam sido feitas antes. E, a maior das surpresas, foi ter conseguido fazer isso com um orçamento bastante modesto para superproduções da época, cerca de 10 milhões de dólares.

Ao final, tudo parece caminhar bem para os heróis. Mas, 3 anos depois, surge o novo filme para mostra que não era bem assim.

Nota: 9

Episódio V - O Império Contra-Ataca

Considerado como o melhor filme da saga por 99 entre 100 fãs de Star Wars, O Império Contra-Ataca inicia-se com a busca incansável de Darth Vader por Luke Skywalker. Após a descoberta de sua base no primeiro filme, os rebeldes estão se instalando no gelado planeta de Hoth.

Quebrando os paradigmas dos filmes de aventura, que normalmente deixam a batalha para o final, O Império Contra-Ataca posiciona o confronto entre os exércitos antes da metade do filme. E isso não quebra seu clímax, pois haverá ainda fortes emoções pela frente. Aqui é apresentado o poderoso Mestre Yoda, um pequeno ser verde e grande conhecedor dos mistérios da Força, que tem de continuar o treinamento de Luke nas artes Jedi. Durante esse treinamento, Han Solo, Leia, Chewbaca e C-3PO tem de fugir da perseguição da poderosa frota imperial em meio a um campo de asteroides, resultando na sequência espacial mais bonita de toda a saga. Por fim, fogem para a Cidade das Nuvens, onde caem em uma cilada armada por Vader. Luke, então pressentindo o perigo, parte para salvar seus amigos, e tem de enfrentar Vader. Surge aqui o maior momento da saga, quando Vader revela a Luke que é seu pai.

O filme é o melhor de todos e não há nada que poderia ter feito ele ser melhor. A parte técnica é belíssima. Quanto à trama, a ausência de uma intimidadora Estrela da Morte não faz o Império parecer mais fraco, ao contrário, pois no filme anterior o poder imperial foi mostrado somente com um cruzador, alguns caças e a superbase. Neste, vemos o poder de parte da frota imperial, com um super destróier ocupando a tela em sua apresentação, bem maior que o destróier que parecia gigantesco no primeiro filme. E também é mostrada a primeira batalha terrestre da saga, com os gigantes tanques AT-AT Walkers.

Luke deixa de ser um personagem ingênuo e passa por provações e dúvidas. Vader, ao contrário do filme anterior, que parecia ser só mais um burocrata do Império, aqui se mostra como o Supremo Comandante das Forças Imperiais que é, sendo inclemente com os oficiais que comentem erros. Todos os personagens ganham profundidade, sendo o filme em que suas personalidades melhor são desenvolvidas.

O incrível do filme é que apresenta sua maior revelação, o fato de Luke ser filho de Vader, nos últimos minutos de projeção, deixando a questão em suspenso, com em uma novela ou seriado. A diferença é que nesses a dúvida seria resolvida no dia ou na semana seguinte e na trilogia o público teve de esperar 3 anos para a confirmação da resposta. Alguns questionam o final em aberto, com Luke em dúvida existencial e Han levado congelado em carbonita para o vilão Jabba. Mas essa é a grande força deste filme tão sombrio. E então surge a última parte para encerrar a estória.

Nota: 10

Episódio VI - O Retorno de Jedi

Preguiça. Talvez essa seja a palavra para descrever o roteiro escrito por George Lucas e Lawrence Kasdan para fechar a saga. A começar pela grande ameaça que é, novamente, a Estrela da Morte. George Lucas, nos comentários de Uma Nova Esperança afirma que escreveu originalmente um filme só e que posteriormente, quando percebeu que a estória era muito grande, teve de dividi-la em 3 partes. A Estrela da Morte apareceria somente no ato final, mas para que a primeira parte tivesse um clímax, deslocou-a para esta. A atitude é bastante compreensível, tendo em vista que o primeiro filme deveria se mostrar financeiramente viável, e para isso é necessário um momento de catarse. Mas, sendo assim, custava ter um pouco mais de capricho e criar uma outra ameaça na última parte, já que já usou a Estrela da Morte na primeira? Enfim, só isso já revela a preguiça que se seguirá ao longo do filme.

O filme começa bem. Após mostrar que o Império está projetando a nova Estrela da Morte, a grande batalha entre Império e Rebeldes é deixada em suspenso para que os heróis resolvam seus próprios problemas, com o resgate de Han Solo no palácio de Jabba, the Hut. Aqui temos uma boa sequência que vai expandido o universo de Star Wars, mostrando cada vez mais que a galáxia não vive somente do conflito entre o Império e os Rebeldes. Jabba tem um poder à parte deste conflito, como um poderoso senhor feudal. Luke mostra-se um personagem maduro, já praticamente um cavaleiro Jedi, poderoso e seguro. A luta final contra o vilão, que parece uma lesma gigante, e seus comandados é talvez o maior clímax do filme (e aí surge Leia vestida de escrava odalisca, motivo de sonhos eróticos de toda uma geração).

Após isso, a estória retoma o conflito Império x Rebeldes e nos leva a pequena lua de Endor, de onde é controlado o escudo de defesa da Estrela da Morte, que deve ser capturado para o ataque final ao Império. Aí surgem em cena os nativos do local, os fofinhos ewoks, que só existem para infantilizar a saga, na ideia de que é possível que um bando de ursinhos de 1 metro de altura armados de lanças e pedras vençam o todo poderoso Império Galático. Não só sua existência é um problema, pois consome-se muito tempo na apresentação desses "ursinhos carinhosos", quando poderia-se trabalhar temas bem mais interessantes, como o conflito entre Luke e Vader.

No fim, por conta desse tempo perdido, tudo é contado de maneira apressada: Luke tem seu confronto final com Vader sob os olhos do imperador, que quer trazê-lo para o lado negro da Força, ao mesmo tempo em que Han e Leia estão tentando tomar a usina geradora do escudo da Estrela da Morte e que a frota rebelde lança seu ataque final à base e cai em uma cilada da frota imperial. Até mesmo o confronto de sabres de luz perde a intensidade do que ocorreu em O Império Contra-Ataca. No final, Vader, compadecido com o sofrimento de Luke sob os poderes do Imperador, se redime e lança seu mestre em um fosso. No entanto, fica fragilizado por ter absorvido os poderes do Imperador e pede para que Luke remova sua máscara durante sua agonia. Luke por fim crema o corpo de seu pai (daí resultando na máscara deformada que será mostrada no novo filme) e depois se junta aos rebeldes na celebraçãozinha na vila dos ewoks.

Nota: 6



Esse foi um resumo. Os comentários estão abertos para quem quiser tratar outro tema que não tenha sido abordado. Agora é esperar para saber o que ocorreu após isso, pergunta a ser respondida nos primeiros momentos do novo filme. Sejam legais e não soltem spoilers após ver O Despertar da Força. 

Que a Força esteja com vocês!



P.S: Se tudo der certo, como sou fã e vou na estreia à 0h01 de quinta-feira, lanço o pitaco (sem spoilers) sobre o novo filme no mesmo dia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco